Dicas para planejar o casamento


Depois do momento emocionante do pedido de casamento, as noivas começam a pensar nos preparativos. São muitas coisas que elas têm que pensar para que tudo esteja perfeito no dia tão esperado. Tudo tem que estar muito bem planejado desde as alianças até o casamento no civil, passando pela roupa dos noivos e chegando à grande festa, confira abaixo algumas dicas de como organizar um casamento.

Dicas para casamento

Dicas para casamento

Casamento no civil

O casamento no civil pode ser realizado tanto no cartório quanto na mesma hora do religioso. Para dar entrada no processo e também no dia da cerimônia é preciso que você tenha certidão de nascimento atualizada, o RG original dos noivos e de duas testemunhas. Procure separar os documentos com antecedência para evitar que se esqueça de algo.

Casamento no religioso

O casamento religioso também exige certa burocracia. Se você casar na Igreja Católica, vai precisar, além de RG, CPF e comprovante de residência, dos certificados de todos os sacramentos. A dica é marcar a celebração, não só para os católicos, com muita antecedência, pois existem igrejas com uma fila de espera muito grande. Para te ajudar, você pode procurar a secretaria da sua igreja e se informar sobre tudo o que precisa para realizar o casamento.

Dicas para planejar o casamento

Dicas para planejar o casamento

Dicas para planejar o buffet e a festa

Após a definição da data, é importante já escolher o salão de festas. É muito complicado conciliar o dia do casamento e a festa, portanto não deixe para pensar nisso depois. A partir disso você vai começar a pensar na decoração, som e buffet. Alguns locais oferecem o serviço de salão e buffet, mas isso fica a sua escolha. É importante a contratação de um cerimonial para te dar uma base na organização e ajudar a saber o que precisa ser decidido e o que está pronto.

Outra grande preocupação que surge é sobre a roupa do casal. A noiva sempre sonhou em colocar um vestido, mas a escolha dele vai depender de alguns fatores como, por exemplo, o horário da cerimônia. Procure acertar todos os detalhes da realização do casamento para poder pensar no vestido que vai dar certo no dia. Pesquise muito antes de comprar ou alugar. Para os noivos, a dica é a mesma. O terno vai depender do tipo de casamento que será realizado.

Já pensando nos convidados, é preciso atentar para alguns detalhes. Os convites, por exemplo, devem ser enviados com cerca de um mês de antecedência. Alguns casais ainda fazem um save the date antes para já anunciar a data do casamento. Os padrinhos devem ser avisados com mais tempo ainda, para se prepararem com a organização de chás, despedidas de solteiros, etc. Eles também costumam receber presentes dos noivos.

Como organizar um casamento

Como organizar um casamento

Alguns casais preferem não usar o mesmo modelo de alianças de casamento. Se esse for o caso, compre com certa antecedência e se não, leve as alianças alguns dias antes para limpar e deixa-las lindas para a cerimônia. São muitas coisas a serem organizadas pelos futuros casados, mas se tudo for planejado da maneira certa, com certeza não pode dar errado.

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *