Convites de Casamento

Os convites de casamento são o primeiro passo a se pensar para qualquer cerimônia de casamento, são a primeira impressão que os convidados terão sobre a seu casamento, portanto é bom caprichar na escolha do modelo de convites de casamento. É comum que eles sejam entregues pessoalmente aos convidados pelos noivos, na verdade essa é até uma das tradições do casamento, mas  se isso não for possível, em alguns em que os noivos não podem realizar essa tarefa, ou mesmo caso os convidados morem a alguma grande distância, é possível remetê-los via postal.

Convites de Casamento

Convites de Casamento

Modelos de convites de casamento

A escolha do modelo dos convites de casamento é muito importante, pois os convites refletem em grande parte como vai ser a cerimônia de casamento. Por isso, é importante já escolhe-los baseado no estilo da festa de casamento, isto é, baseados no estilo da decoração do casamento, e mesmo do vestido da noiva.

Hoje existem muitas empresas especializadas na venda dos convites de casamento, por isso, uma boa dica é pedir orçamento em vários lugares, e pesquisar diferentes matérias para se fazer os convites, pois para quem não sabe, existem muito tipos de papel diferente com diferentes texturas, que dão um acabamento diferenciado. Além disso, existem opções de alto relevo, que alguns serviços de impressão oferecem.

Convites de casamento clássico

Os convites de casamento tradicionais são aqueles informam o básico sobre a cerimônia, como data, hora local, além é claro, de fazer formalmente o convite aos convidados. São também informados os nomes dos noivos, e dos seus pais, e em geral o papel para este tipo de convite é fosco, branco ou tom claro de bege, e as letras em dourado.

Convites de casamento artesanais

São aqueles feitos à mão, com nanquim. Em geral, são feitos por profissionais especializados em escrita à mão, e esses convites são feitos um a um, o que pode torna-los relativamente caros em relação aos convites de casamento clássico.

Convites de casamento preto e branco

Os convites de casamento preto em branco são uma opção pouco recorrente, porém muito elegante. Sua popularidade tem crescido pouco a pouco no país, embora sejam já bastante populares no exterior, devido ao ar sofisticado que proporcionam à cerimônia. Porém, se deve lembrar que o convite e intimamente ligado à decoração de casamento, por isso, caso escolhido, a decoração deve usar cores similares.

Convites de casamento com foto

Convites de casamento artesanais não permite a inserção de fotos, já que são feitos à mão. Porém, se os convites forem feitos em máquina impressora digital, é possível criar convites de casamento com foto dos noivos. A impressão das fotos pode ser em preto em branco ou colorido, embora devamos lembrar que a adição de cores normalmente implica em um aumento do preço final do convite de casamento.

Como fazer convites de casamento

O primeiro passo é decidir o tipo de convite de casamento. É importante saber o estilo da cerimônia para escolher um papel adequado, bem como as cores do convite, para que tudo saia combinando.

Em seguida, vamos ver as opções de convites de casamento. Hoje em dia, cada vez mais tem aumentado a demanda por convites criativos e exclusivos, com opções em alto relevo, escrita a mão, fotos, etc. É essencial saber quais opções devem ser escolhidas, já que elas irão influenciar o preço final do orçamento do convite. Para orçá-lo, normalmente é necessário passar informações de papel, cores, opções de relevo, etc., e os orçamentos podem ser solicitados em serviços ou gráficas especializadas em convites de casamento, muito comuns na internet.

Em seguida, vem a escolha do texto a ser incluído nos convites de casamento. Normalmente, as informações básicas, como o nome dos noivos, e seus pais, local, data e horário da cerimônia, e como os convidados devem se vestir para a ocasião são incluídos no convite. Alguns noivos escolhem incluir fotos, ou alguma caricatura no convite de casamento, mas isso é opcional. Além disso, pode-se colocar uma frase ou trecho de poesia. Ajudaremos com algumas dicas no item abaixo.

Frases de convites de casamento

É muito comum se inserir uma frase ou verso de poema em um convite de casamento. Normalmente se escolhe uma frase que tenha a ver com os noivos ou com sua história para ser compartilhada com os convidados através do convite de casamento.  Entre os tipos de frases mais comuns e citadas em convites estão:

  • Trechos de música;
  • Versos de um poema especial;
  • Frases bíblicas;
  • Frases de sabedoria;
  • Frases bem humoradas.

Caso você não tenha em mente nenhuma frase para colocar em seu convite de casamento, não se apavore: Colocar frases especiais em convites não é obrigatório. Mesmo assim, se você fizer questão, basta dar uma procurada na internet por frases de convites de casamento, e você encontrara dezenas de sites com grandes listas de frases populares para escrever em seus convites.

Envelopes para convites de casamento

O envelope para convites de casamento é parte essencial do conjunto. Nele estarão escritos o nome do convidado em questão e seus acompanhantes. É possível que os envelopes seja impressos com o nome do convidado, mas recomenta-se que a escrita seja a mão, o que permite um toque mais pessoal ao convite.

Envelope de casamento simples

Envelope de casamento simples

Além disso, outro ponto importante é a escolha do tipo de papel para o envelope para convite. É importante que ao se encomendado os convites de casamento, sejam pedidas amostras do tipo do papel que será utilizado, para garantir que você esteja encomendando o envelope que terá o acabamento certo que você deseja.

Convite de casamento caixinha

Convite de casamento caixinha - Inovação ao substituir o envelope do convite por uma caixinha com o convite enrolado.

  1. Cíntia disse:

    Gostaria se possivél que me informasse onde posso comprar esse convite de casamento na caixinha

  2. edna oliveira disse:

    Onde comprar o convite de casamento de caxinha

  3. Irma Aparecida Novaes Stanguine disse:

    onde posso comprar estes convites na caixinha

  4. Francisco Marcos de Araújo disse:

    Bom dia.
    Sou desenhista e queria saber se vocês trabalham com caricatura em convites.

    Caso tenham enterece, tenho ótimos preços e qualidade.
    Estou aguardando resposta.

    Att;
    F.marcos

  5. any disse:

    Adorei, amei todos !

  6. Sandra Bitencourt disse:

    Onde posso encontrar esse convite de caixinha?

  7. Roberta disse:

    onde eu encontro essas caixinhas de convite

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.