Como organizar um casamento


Convenhamos, o casamento não é uma das cerimônias mais simples para se  organizar. São muitos detalhes e compromissos que devem ser seguidos, tantos que às vezes parece que vamos perder a cabeça. Não é a toa que algumas pessoas acabam contratado um assessor para ajudar a gerir tantos detalhes, mas vamos agora lhe ensinar como organizar um casamento bem, sem perder a cabeça.

Como organizar um casamento

Como organizar um casamento

Primeiro lugar: mantenha sempre uma agenda com você. O casamento começa a ser organizado com vários meses de antecedência. É necessário organizar um checklist de casamento dos assuntos que ainda precisam ser resolvidos, e muitas vezes, podemos perder algum detalhe. Por isso, sempre mantenha a agenda em mãos, acredite, ela vai acabar salvando a sua pele.

Organizar locais e buffet de casamento

O primeiro passo para se organizar o casamento é a escolha do local da cerimônia e da festa, e a pesquisa pelo buffet de casamento. Essa pesquisa é essencial, afinal, através dela você terá uma ideia formada dos preços que sua cerimônia vai alcançar. Seria bom nesta hora você já ter uma lista de convidados preliminar em mãos, afinal muitos serviços e locais cobram pelo número de pessoas da festa.

Em seguida, os próximos detalhes a se ir atrás são os serviços de filmagem, músicos ou DJ e convites de casamento. Esses detalhes devem ser definidos com vários meses de antecedência, afinal serviços de fotografia de casamento geralmente tem uma agenda lotada por vários meses. O mesmo se aplica para os músicos. Nessa altura, já é necessário você ter em mente que tipo de decoração de casamento você vai desejar. Isso porque tanto a escolha das músicas de casamento quanto dos convites, terá – ou pelo menos deverá ter – uma relação com a decoração.

Organizando detalhes do casamento

Com alguns meses para o casamento, é hora de ir a luta pelos vestidos de noiva, encomendar os convites, docinhos, o bolo de casamento, e convidar os padrinhos. Geralmente os padrinhos são convidados antes dos convidados regulares, afinal eles desempenharão uma função de responsabilidade no casamento. Isto também permite às madrinhas mais tempo para ir em busca do seu vestido. Ao escolher o vestido de noiva, lembre-se de pensar no penteado e na maquiagem para o dia do casamento, afinal estes detalhes estão ligados, e compõem o look final da noiva.

Providencia também a lista de casamento com os presentes do casal. Se você vai fazer chá de panela, essa é a hora. Se você não escolheu ainda o local da lua de mel, é bom fazer a reserva alguns meses antes da cerimônia. Este é um detalhe que não pode ser deixado para última hora, para se evitar dores de cabeça futuras.

Últimos detalhes de casamento

E está chegando a hora. Os últimos dois meses antes da cerimônia são os mais atarefados. Normalmente é quando se resolvem os últimos detalhes da cerimônia, que não são poucos. Entre eles, podemos destacar:

  • A escolha das alianças;
  • Detalhes e acertos finais da decoração de casamento;
  • Encomendas dos brindes e docinhos de casamento, caso ainda não tenham sido feitas;
  • Escolha do cardápio do buffet;
  • Provas de vestido e da roupa do noivo;
  • Confirmação se todos os serviços – fotografia, decoração, buffet, etc – estão cumprido seus prazos.

Lembre-se sempre de cumprir sua agenda em dia, e não deixar muitos detalhes para a última hora, caso contrário, podem surgir problemas na sua cerimônias. Se tudo estiver de acordo, é hora de relaxar e curtir o casamento!

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *