Buque de noiva

História do buque de noiva

Chama-se de buque de noiva o arranjo floral que a noiva carrega nas mãos durante o casamento. Considerado uma peça tradicional de casamentos, simboliza a fertilidade, a alegria e a felicidade da noiva durante a cerimônia de casamento, além de ter uma grande história, com vários séculos.

Noiva com Buque

Noiva com Buque

Na antiguidade surgiu o costume das noivas carregarem  ramos de plantas e alho durante a cerimônia de casamento, pois serviam para afastar maus espíritos e mau olhado. Eram uma forma de garantir a felicidade do casal durante a vida de casados. A tradição se manteve, e foi evoluindo durante a história. Na idade média, por exemplo, os buques eram formados por flores dadas pelos convidados da cerimônia de casamento para a noiva no caminho da igreja. Mais tarde, já na idade moderna, o as flores passa ma ser uma questão de estilo no casamento, além de ser uma forma da noiva expressar seus sentimentos.

A tradição de carregar um buque de noiva se mantém até hoje, e ele, além de ser uma peça fundamental na cerimônia de casamentos, e devido ao seu significado simbólico como sinal de boa sorte no casamento, também surgiu a tradição de atirar o ramo de noiva às convidadas solteiras, e aquela que pega-lo, seria, segundo a tradição, a próxima a se casar.

Tipos de buque de flores

Os buques de flores hoje em dias são escolhidos principalmente de acordo com a decoração de casamento, e como por uma questão de estilo, para combinar com o horário do casamento e com o vestido de noiva. Basicamente, os maços de flores se dividem em três grandes grupos, de acordo com a maneira como as flores são arranjadas.

Buque de noiva arredondado

Os maços de flores com formatos arredondados são aqueles adotados principalmente em cerimônias de casamento durante o dia, em locais abertos, como cerimônias campestres ou na praia. São indicados principalmente para noivas de baixa estatura, e com vestidos de noiva com decote redondo.

Buque Redondo

Buque Redondo

Buque de noiva tipo cascata

Os buques de flores tipo cascata são mais sofisticados que os arredondados. São de arranjo longo, por isso não recomendado caso a noiva  baixa, e nele as flores são mais presentes na parte superior e vão reduzindo gradualmente  para baixo. São indicados prinipalmente para cerimônias noturnas.

Buque Cascata

Buque Cascata

Buque de noiva tipo braçada

O tipo braçada é aquele que é carregado nos braços, por isso recebendo este nome. É usado em casamentos mais informais, também é bastante comum que as damas de honra carreguem este tipo de buque. É mais adequado para noivas altas.

Buque Braçada

Buque Braçada

Escolhendo a cor do buque de flores

É muito comum que se escolha a cor e as flores do buque de casamento acordo com o significado delas. Essa tradição surgiu na era Vitoriana, quando era considerado inadequado expressar seus sentimentos, por isso, passou-se a expressá-los através das flores da decoração.  Normalmente as cores dos busques estão associadas da seguinte forma:

  • Buque branco – A cor branca nas flores simboliza a pureza, mas também é muito comum hoje em dia se associar o branco com a sofisticação do evento ou da noiva;
  • Buque vermelho – O vermelho é como todos sabem a cor da paixão e sensualidade. É usado por noivas muito apaixonadas;
  • Buque amarelo – o amarelo é a cor da energia e vitalidade. É comum que noivas expressem a felicidade e alegria do casamento através de flores amarelas;
  • Buque rosa – O rosa é a cor de flores associada a suavidade;
  • Buque lilás – As flores de casamento lilás ou em tons azulados são as que a ideia de calmaria e espiritualidade da cerimônia de casamento.
Buque Vermelho

Buque Vermelho

 

Buque de Noiva verde

Ramo de Noiva verde

Buque de Noiva Rosa

Buque de Noiva Rosa

 

Estilo de buque de noivas

O buque de noivas também é escolhido de acordo com o estilo da própria noiva. É bastante comum que as flores que a noiva carreguem não estejam necessariamente combinando com a decoração de casamento, mas sim com o estilo pessoal da noiva. Os principais estilos de ramos de noiva são os buques românticos, de cores rosadas ou vermelhas, de arranjos clássicos, amarelos ou brancos usados principalmente em cerimônias mais convencionais, ramos que usam flores exóticas para criar combinações de cores e texturas, bouquets modernos com formas e cores que reflitam o etilo da noiva, e os mais delicados, em geral brancos ou rosa, que são menores que os demais.

  1. jessica disse:

    meu casamento sera em tons de lilas e rosa, o meu vestido e curto, com uma faixa lilas abaixo do seios e sapato lilas .. gostaria de saber que cor de buque fica legal ?
    Aguardando resposta. Obrigada.

  2. jaciara disse:

    louco

  3. Ellen Karina disse:

    Lindos os buques…. adoraria receber varios modelos no meu email…

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.