Arranjos de Flores para Casamentos

Os arranjos de flores são parte essencial em qualquer decoração de casamento. São as flores que transmitem a alegria, leveza, delicadeza e felicidade dos noivos, além de perfumar e embelezar o ambiente, e servir como uma das partes fundamentais da decoração. Os arranjos e flores são escolhidos de acordo com a época do ano do casamento, por disponibilidade, pelo gosto pessoal e estilo do casal, e pelo tipo de decoração que se deseja adotar na celebração do casamento e festa posteriormente. Nem sempre o estilo e as cores das flores da decoração de casamento batem com as cores do buquê de noiva, já que este reflete especialmente a personalidade da noiva.

Decoração de casamento com flores

Decoração de casamento com flores

Arranjos de flores para a igreja

É muito comum que durante um dia seja realizada mais de uma cerimônia de casamento, o que possibilita em alguns casos negociar com outro casal de noivos dividirem os custos da decoração e arranjos de flores para que ambos os casais a aproveitem. Essa prática é muito comum, pois permite uma grande economia nos custos da decoração. Caso não haja acordo com outros casais, ou não haja outras cerimônias marcadas para o mesmo dia, é necessário garantir que a decoração esteja aprontada a tempo. Além disso, é sempre bom conversar com o responsável pela paróquia para garantir que não haja nenhum tipo de empecilho para a colocação de arranjos de flores de casamento.

A decoração floral da igreja é basicamente dividida em duas partes, os arranjos de flores da entrada da igreja, que geralmente são mais grandiosos e sofisticados, e os arranjos de flores do interior da igreja. Para estes arranjos, muitas vezes se comete o engano de encomendar uma decoração muito grandiosa. Não se recomenta arranjos de casamento muito espalhafatosos para o interior da igreja, pois eles tirarão o foco e o brilho da noiva, além de poderem dificultar a apreciação da cerimônia pelos convidados, caso seja muito grandes.

Flores para decoração de casamento

Arranjos com cores claras ou brancos são ótimos para ambientes de Igrejas

Arranjos florais para a festa de casamento

Arranjos de flores para a recepção

Nem todas as recepções de festa de casamento são decoradas com arranjos de flores, porém a sua adoção é bastante tradicional. É comum que nas recepções das festas de casamento as fores estejam em arranjos grandes e sofisticados, dando a ideia de grandiosidade e requinte. Porém, se o ambiente da recepção não for amplo o suficiente, tome cuidado para que os arranjos de flores não acabem transformando o ambiente em uma selva.

Arranjos de flores para as mesas

Mais uma vez, recomendamos que nesses casos não se usem arranjos de flores muito grandes, pois eles podem dificultar a conversa dos convidados nas mesas durante a festa de casamento. É muito comum que os arranjos florais sejam pequenos e sirvam como lembrancinha de casamento para os convidados. Algumas decorações de casamento mais modernas, porém, dispensam alguns elementos da decoração como os arranjos florais ou os topo de bolo.

Arranjos de flores para casamento

Arranjos de flores para mesas de festa de casamento devem combinar com a decoração

Escolhendo as flores para arranjos

O primeiro passo na escolha dos arranjos de casamento é escolher os tipos de arranjos florais para a cerimônia e festa. Geralmente se escolhem flores da época, já que costuma ser mais baratas, ou por não haverem outras flores disponíveis na época da cerimônia. Os arranjos de mesas, cadeiras, mesa do bolo de casamento e mesa dos noivos não podem ser altos demais, como já mencionado, por não permitirem o contato visual entre as pessoas, além de “encher” demais o ambiente. É recomendado que os responsáveis pelo serviço de decoração e pelo buffet façam uma pré-combinação da disposição das mesas e flores para evitar problemas na hora da festa.

Flores para decoração de casamentos

Existem muitos tipo e combinações de arranjos de flores que podem ser feitos para casamentos

O estilo dos arranjos de flores de casamento depende muito do gosto pessoal de quem contrata a cerimônia, bem como do estilo desejado para a cerimônia. Cerimônias mais clássicas geralmente possuem vários arranjos sofisticados de flores brancas, enquanto que casamentos modernos e minimalistas possuem poucos arranjos, e estes são em geral bem discretos. Um bom caso de cerimônias que usam arranjos de flores minimalistas são as que usam os arranjos de Ikebana, que podem seguir a linha minimalista, típica da cultura japonesa, ou bem equilibrada, que também causa muito boa impressão nos convidados.

  1. sandra moreira disse:

    parabèns pelo bom gosto, e a delicadesa com que vcs costumam combinar ,os tipos de rosas com a ocasiao…bjos

  2. juliana silva disse:

    Gostei muito dos arranjos são de bom gosto . Gostaria de saber sua opnião , sobre os arranjos de mesa dos convidados serem de flores artificiais.
    aquardo resposta.

  3. maria celeste gomes ribeiro disse:

    gostei mas gostava de ver arranjos para fazer em casa no dia do casamento do meu filho

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.