Alianças de casamento

As alianças de casamento são o símbolo máximo da união entre o casal. A festa de casamento, a decoração do casamento, as fotos e a documentação são todas partes fundamentais de um casamento, mas o símbolo que permanece, para sempre, lembrando-se da união do casal, é a aliança, o símbolo da união dos noivos desde tempos antigos.

Troca de alianças

troca de alianças entre os noivos

A história das alianças de casamento

O Costume de usar alianças para simbolizar o casamento surgiu já em tempos antigos. Na Roma antiga o anel á era usado pelas mulheres, porém nessa época, era só usado pelas mulheres, como um símbolo do pagamento do dote de casamento. Os anéis de casamento nessa época eram feitos de ferro. Foi só durante a idade média que as alianças de casamento passaram a ser um símbolo efetivo da fidelidade e união efetiva do casal. Foi nessa época que as alianças começaram a serem fabricadas em ouro, na Itália, e aos pares. Porém o costume de do casal usar as alianças – e não só a noiva – só se tornou universal já no século XX.

A tradição da aliança de casamento

Em várias tradições, o homem mais honrado presente na cerimonia de casamento, ou a dama de honra devem portar as alianças durante a cerimônia até que chegue o momento do noivo desposar a noiva durante o casamento, colocando o anel em sua mão esquerda. No Brasil também existe o costume de que as alianças sejam entregues pela aia do casamento, já que a criança representa a pureza do laço que vai se consolidar com a troca das alianças.

A própria palavra aliança que designa os anéis de casamento, já nos remete ao compromisso, já que aliança é uma palavra que significa um compromisso de união mútuo, como a “aliança” entre Deus e os homens, estabelecida no antigo testamento bíblico. Simbolicamente, o anel possui um significado muito mais profundo do que a própria festa, roupas ou mesmo que o bolo de casamento.

Modelos de alianças de casamento

Hoje em dia existem muitos modelos disponíveis de aliança de compromisso, variando no design, materiais e pedras utilizados, qualidade do metal empregado, e tecnologia aplicada na confecção da joia. Existem, por exemplo, as alianças de modelos anatômicos, com cantos arredondados na parte interior, que diminuem o desconforto que a aliança possa ocasionalmente proporcionar ao usuário.

O engaste de pedras é um fator opcional, pois costuma encarecer bastante o preço do acessório, embora seja um atrativo que agrada muito mais às mulheres. O material empregado costuma ser em geral o ouro 18klts e 24klts ou o ouro branco, e é importante que ao se adquirir os anéis, o comprador solicite algum certificado do metal utilizado na joia, bem como das pedras utilizadas, como uma maneira de se proteger contra possíveis golpes. O preço de alianças de materiais originais e certificados não costuma ser baixo, por isso é bom que estejam inclusos ao se planejar o orçamento do casamento, junto com a decoração, flores para casamento, roupas e vestidos do casamento, entre outros detalhes.

A evolução do design de joias e das tecnologias empregadas para a confecção das mesmas permitiu que fossem criados muitos modelos de anéis para o gosto popular. Certo fabricantes chegam a fornecer mais de duzentas opções de modelos de compra, como uma maneira de atingir todos os públicos e gostos.

  1. maria disse:

    Gostei cada uma mais linda que ao utra

  2. eliane de andrade alves disse:

    eu achei alianca de diamante e desenho de coracao linda mas ta muito cara da un sinal

  3. Sergtio disse:

    modelos de alianças de casamento feitas em ouro

  4. Sergio disse:

    Gostaria saber o preço desta modelos de alianças de casamento feitas em ouro:

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.